
O taxista Everaldo de Andrade, conta como foi sua situação durante o período de pandêmica, com faturamento zero.
“A minha situação é igual à de todos os taxistas, não tínhamos o que fazer, o nosso principal produto, são os passageiros. Diante da Covid deixaram de usar o serviço de taxis, levando o nosso faturamento a zero”
Foi muito difícil ficar quatro meses parado, “em casa” sem faturamento e suas contas chegando para serem pagas. Agente entra em desespero, mais sempre tenho pedido a Deus dias melhores para todos. Minhas contas umas foram pagar e outras estão no aguardo da situação melhorar.
“Para garantir parte de meu faturamento, decidi me cadastrar em outros aplicativos, ampliando o meu atendimento e ir à busca de novos passageiros. Acredito que muitos companheiros adotaram o mesmo. Com faturamento zero, não temos como sobreviver, pagar nossas contas e sustentar nossa família. Mas acredito que nossa situação vai mudar e os passageiros vão voltar a usar o nosso serviço”, informou Everaldo.
Minha média de trabalho é de 12 a 14 horas, de segunda à sábado. É com essa carga horária que faturo o suficiente para pagar minhas contas. Viver do serviço do táxi, se tornou difícil com a concorrência destas empresas de aplicativos. A prefeitura tem que ter o controle desse serviço, seja nos veículos, motoristas e tarifa. Não se pode oferecer desconto de um produto que não é dele. Isso faz as empresas de aplicativos.
“A situação não está difícil só para os taxistas e sim todo o povo, com o comércio fechado cinco meses. O auxilio do governo ajudou muito no giro da economia, caso contrário muita gente estaria passando fome.
Tenho companheiro que recebeu outros não. Com certeza, logo mais, o povo brasileiro, vai poder viver de seu trabalho, assim espero”.
“Precisamos recomeçar e conquistar o que perdemos os passageiros para esses aplicativos, que oferece um serviço de qualidade inferior aos táxis. Usar o serviço de táxi é sempre seguro, carro identificado, motorista e veículo cadastrado na prefeitura, além de várias outras exigências do poder público que temos que cumprir”.
“Aos poucos os passageiros, estão voltando. Eles têm os corredores de ônibus e faixas para agilizar sua viagem e gastar menos na corrida. Como disse, uso vários aplicativos, inclusive o SPTáxi, chego fazer algumas corridas. Se você não oferecer desconto de 30% não pega nada”.
Porque essas empresas de aplicativos, trabalham irregular usando carro de terceiro, praticando preços abaixo do serviço de táxi. Isso é um assunto para ser decidido pelo próximo prefeito. Eles têm que seguir à tarifa do táxi que é autorizada pelo prefeito. “Assim todos vão trabalhar e poder viver desta atividade, seja taxista ou motorista de aplicativo”.
“Só ao prefeito compete determinar preço de tarifa do serviço de táxis. Eles estão escravizando esses motoristas, o que ganham não dá para manutenção do veículo. Em um ano, roda 100 mil quilômetros. É uma situação que cada um deve analisar o que é melhor para si. Para mim, o serviço de táxi é sempre o melhor”, afirmou Everaldo.
Vamos conquistar o passageiro, com sorriso e bom atendimento. Isso é o que sempre faço. Espero o mesmo dos companheiros. Quero agradecer o companheiro Salomão, pela oportunidade para eu expor minha situação, que com certeza de todos desta categoria.
“Este ano, dia 15 de novembro, temos eleições para prefeito e vereador. Fomos enganados nas eleições anteriores com promessa de proibir aplicativo, apreender carro particular, o que levou maior parte dos companheiros acreditar. Precisamos sim eleger um vereador que possa nos ajudar e tenha conhecimento de nossa situação. Você Salomão é a pessoa certa. Espero que os companheiros entendam desta necessidade não podemos acreditar em promessas, mentiras. Afinal, foram quatro anos assim”.
Peço aos companheiros e familiares não dividirem seus votos, vamos todos com Salomão Pereira nosso vereador. “Desde já, pode contar com o meu apoio, e dos amigos, vou trabalhar para lhe eleger. Nunca lhe procurei para não ser atendido. Em 16 meses, você sinalizou 350 pontos de táxi como vereador além de tantos outros benefícios à nosso favor. A classe cometeu um grande erro quando acreditou em promessas.
Agora podemos reverter essa situação, e começar 2021, com novas perspectivas. Ninguém nunca fez isso por nós, só nos usam politicamente”, finalizou Everaldo taxista.
Deixe um comentário