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Prefeito não vai regulamentar aplicativo em carro particular atividade aluguel

O Artigo 135 do Código de Trânsito brasileiro (CTB), não permite transporte remunerado, individual, como é o caso do serviço de táxi, ou coletivo de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado ser categoria, aluguel, para registro, licenciamento e respectivo emplacamento de característica comercial placas vermelhas e deverão estar devidamente autorizados pelo poder público concedente.

O prefeito da cidade não vai regulamentar se o Código brasileiro de Trânsito (CTB), só permite atividade remunerada categoria aluguel. Aquele que regulamentar no município, estar sendo passível de ação judicial dos representantes da categoria amparado no CTB. Fato que ainda não ocorreu em nenhum dos 5,570 municípios, brasileiro.

Frota de táxi precisa aumentar

É mais fácil aumentar a frota de “táxi”, com sorteios de novos alvarás e dar oportunidade aqueles que trabalham como motorista de aplicativo, trabalhar como taxista, cumprindo as exigências na lei desta atividade. Equilibrando oferta e demanda no mínimo 200 habitantes por táxi. O número de habitante da cidade de São Paulo é estimado em 12,33 milhões. Sempre com pesquisa á cada três anos para acompanhar a evolução, afinal São Paulo cresce diariamente em todos os sentidos.

A cidade de São Paulo conta com 38.500 táxis, nesta proporção de 01 táxi para cada 200 habitantes, a frota de táxi passaria para 55 mil, com aumento de 16.500 veículos. É bom que se saiba, a cidade de São Paulo, ficou mais de 30 anos sem entrar um novo alvará.

A deficiência neste meio de transporte, deu espaço para os aplicativos trabalhares irregularmente, agora precisa reorganizar o serviço e arrumar a casa. Quem se dedica ao serviço de táxi, deve ter um faturamento suficiente para viver bem ao lado de sua família e trocar de carro á cada dois ou três, assim mantendo uma frota de táxi em boas condições de atendimento ao usuário.

Lei para aplicativo com atividade remunerada já tem

Em São Paulo, Lei Municipal 16.345 do ex-vereador Salomão impõem regras, para aqueles com atividade remunerada com multa de R$ 50.000,00 para a empresa que não aceitar apreensão do veículo e multa de R$ 3.800, os casos de reincidências, cobrança em dobro. Por ser atividade remunerada seus prestadores de serviço são os taxistas. Assim determina o Código de Trânsito brasileiro (CTB).

Falta o Decreto do Prefeito regulamentando e Secretária editar as regras amparadas na lei

Até agora o prefeito não baixou decreto regulamentando a lei para a Secretária dos Transportes e (DTP) baixem as regras. Todos devem estar credenciados no setor de Transporte da prefeitura, neste caso o DTP. O não cumprimento das exigências, multa de R$ 50.000,00 para a empresa e R$ 3.800 para o veículo. Isso ainda não aconteceu por falta de apoio político aos interesses desta categoria.

Aplicativo é um mercado em crescimento e os taxistas vivendo a mercê dos políticos

É uma tecnologia que não para de crescer, tudo se faz por essa ferramenta eletrônica. Aqueles que prestam serviço renumerado, usando o meio de transporte táxi, ônibus e outros, como é o caso do UBER, 99 e outros, precisa de regras para prestar o seu serviço, não eles editarem as regras como vem ocorrendo. Um serviço que não oferece garantia para quem usa e para quem serve no caso o motorista.

O SP Táxi, cedido a prefeitura de São Paulo, pela IPLANRIO, a mesma que opera o aplicativo Táxi-Rio, empresa municipal responsável pela administração dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação da cidade do Rio de Janeiro.

Não teve sucesso porque foi usado por político, para se promover no meio da classe com promessa de investimento por parte da prefeitura e melhoria do sistema, o que não ocorreu por não ter orçamento. Assim á categoria tem perdido espaço no mercado de tecnologia de aplicativo.

“É um mercado em crescimento, sem lei que edite as regras para a exploração da atividade, não dar segurança para motorista e passageiro. Por serem atividade remunerada, os prestadores de serviço, são os taxistas. Talvez seja mais faço aumentar a frota de táxi do município”, orientou Salomão, autor da Lei 16.345 de 4 de janeiro de 2016.

“Até quando vamos conviver com um serviço irregular prestado por aplicativo, em São Paulo e em tantas outras capitais”. Tarifa do táxi é competência do prefeito e não de empresa de aplicativo. O prefeito deveria baixar um Decreto com base na Lei 16.345, e a Secretaria dos Transportes e Departamento de Transporte Público (DTP), editar as regras.

“Mesmo com á Lei Federal 13.640, liberando esse serviço por aplicativo com uso de carro particular. O prefeito não vai regulamentar, o Código de Trânsito brasileiro (CTB) exige ser categoria, aluguel, qualquer atividade de transporte remunerado, neste caso o serviço de táxi. Lamento a categoria, serem enganados por político todos esses anos”, questionou Salomão.

nov 15, 2021Marcos Siqueira
Preço dos combustíveis afasta motorista de aplicativo e táxi volta atender o passageiroFalsas informações do DTP prejudica família de taxista
Comentários: 8
  1. Júlio cesar
    3 anos atrás

    Porque ele não libera as trasferencia de alvara tô a mais de um ano com mesmos problema add ai prefeito

    RespostaCancelar
  2. Ivo Gurman
    3 anos atrás

    Sou taxista e trabalho na frota 18 horas por dia desde que surgiu os aplicativos Uber e 99.
    Pago a semana antecipada,combustivel,multas,caso haja acidentes tenho que pagar pelo veiculo da frota que não tem seguro nem do veiculo,nem dospassageiros e motorista
    Então espero o bom senso do Sr.Prefeito sorteando os alvaras e tambem os alvaras depositados ou trabalha o proprietario ou deixa outro trabalhar vamos se ajudar e criar um taxi branco ou preto com bom atendimento,bom serviço e atendendo a todos.

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  3. Jorge Peixe
    3 anos atrás

    Eu apoio a ideia de sorteio de novos alvarás que todos os sorteados trabalhem em prol da profissão

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  4. enesiotemoteo@gmail.com
    3 anos atrás

    Mão a obras pra resolver,estes fatos pertinentes aos taxistas

    RespostaCancelar
  5. enesiotemoteo@gmail.com
    3 anos atrás

    Sptaxi já

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  6. Sérgio Murauskas
    3 anos atrás

    Fora esses problemas, existem outros, como por exemplo o do meu caso que não sou proprietário de alvará, e para conseguir trabalhar sou obrigado a alugar. Nessa modalidade para trocar de carro não tenho direito aos descontos porque só o dono do alvará os tem, sou eu que trabalho pago as taxas o aluguel e rezo pra sobrar algo para comer.

    RespostaCancelar
  7. Almir Santos
    3 anos atrás

    A falta de união da classe dos taxistas , só faz nos prejudicar , precisamos fazer mais pressão junto ao prefeito Ricardo Nunes, tem o processo da extinção do táxi preto e o ressarcimento da outorgas , pagas , e até hoje nada , tudo parado , mesmo a justiça já ter dado o parecer , vamos cobrar os direitos dos taxistas junto ao prefeito

    RespostaCancelar
  8. Luis Carlos Tokunaga
    2 anos atrás

    Se tivesse um único Vereador da categoria,a fim de ajudar já teríamos uma solução,o grande problema e que a Política vem Primeiro,temos a lei que proíbe,mas a Política faz o caminho inverso,contra a Categoria, não somos unidos para fazer as devidas manifestações a nosso Favor,nós locais certos,para que a pressão funcione,haja visto que as que aconteceram,não surtiu nenhum efeito favorável a Categoria,quando o Dinheiro 💸💸 fala mais que a Lei e nisso que dá,tudo pode e os Profissionais que paga suas contribuições fica a ver navio…

    RespostaCancelar

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Marcos Siqueira

Editor colaborador do Portal Taxi Notícias, atua a mais de 5 anos no mercado editorial na linha de notícias do cotidiano e política.

3 anos atrás 8 Comentários NotíciasPrefeito de São Paulo, Ricardo Nunes6,526
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